As melhores dicas de como guardar as roupas de inverno

A primavera chegou e nós aproveitamos para separar algumas dicas de como guardar as roupas de inverno e otimizar espaço no seu closet. Confira!

roupas-inverno-abertura

Sim, a primavera chegou! Depois de um longo inverno, ela chega com muitas flores, ar fresco e um solzinho mais quente! E com a mudança de estação, chega também a hora de organizar o closettirar de cena as roupas de inverno e organizar as roupas mais leves e coloridas para curtir a primavera.

Então você já sabe, é o momento de separar aquelas peças que você jurou que usaria no inverno e nem sequer tocou no cabide. A regra da organização das roupas é: não usa há mais de um ano, separe e doe a quem precisa.

Feito isso, caso você não tenha espaço suficiente no seu armário para ficar com as roupas de todas as estações, a solução é guardar as roupas de inverno. Por isso, separamos algumas dicas de como guardar as roupas de inverno e otimizar espaço no seu closet.

Por onde começar antes de guardar as roupas de inverno?

O primeiro passo é lavar e secar bem todas as peças que serão guardadas. Isso é muito importante porque caso alguma peça esteja suja, o suor absorvido pode causar manchas, bolor e mau cheiro nas roupas. E não esqueça que as peças devem estar bem sequinhas para evitar que o mofo apareça.

roupas-de-inverno-lavadas-secas

Roupas lavadas e sequinhas, agora é hora de decidir onde armazenar as roupas de inverno, para depois guardá-las. Conheça algumas opções:

TNT

É um tecido (que na verdade não é bem um tecido), bem mais fino  e é encontrado em loja de embalagens ou casa de festas e que mantém as roupas mais ventiladas. Você pode fazer sacos ou capas para cabides para proteger e guardar as roupas.

roupas-de-inverno-capa-MDF

 

Sacos plásticos à vácuo

Essa é uma ótima alternativa para armazenar as roupas de inverno, ainda mais para quem não tem muito espaço no closet, já que as roupas ficam no saco e depois o ar é sugado com um aspirador, reduzindo o volume em até 75%.

roupas-de-inverno-saco-vácuo

Mas atenção, as peças devem estar bem limpas e secas, já que se estiverem úmidas, por estarem fechadas nos sacos plásticos, o bolor vai crescer rapidamente.

 

Caixas de papel ou papelão

Não são as mais recomendadas, já que podem absorver a umidade e deixar as peças úmidas também. Além disso, estes materiais atraem as traças que podem devorar os tecidos das roupas.

roupas-de-inverno-caixas

Mas, caso não tenha alternativa, coloque as roupas nas caixas de papel e faça saquinhos de tecido voal com pimenta do reino ou bolas de cedros, para repelir os insetos e evitar o bolor.

 

Cuidados ao guardar roupas de inverno

Confira alguns materiais e peças de roupa de inverno que requerem cuidados especiais antes de guardá-las:

Cobertores e mantas

Normalmente, após o inverno é comum mandar para a lavanderia as mantas e cobertores.

roupas-de-inverno-cobertores-mantas

Até aí nada demais, a questão é depois NÃO guardá-las em sacos plásticos, já que os mesmos mantêm a umidade, o que pode provocar o bolor e mau cheiro nas cobertas.

 

Roupas de couro

As peças de couro devem ser guardadas quando estiverem bem secas e devem ser colocadas em sacos de TNT escuros. A cada 30 dias, coloque as peças em local arejado e à sombra. Se for colocá-las ao sol, é preferível não retirar a capa de TNT das peças.

 

Peças de lã

Por se tratar de uma fibra natural, a lã requer alguns cuidados para não criar micro-organismos. Por isso, antes de guardar todas as suas blusinhas e casaquinhos de lã, lave-as com detergente neutro ou sabão de coco e não se esqueça de que estas peças não podem ser centrifugadas.

roupas-de-inverno-roupas-la

Depois de secas, guarde-as dobradas em sacos de TNT, nada de cabides para não alargar as peças.

 

Onde e como guardar as roupas de inverno?

Pronto, roupas de inverno bem lavadas, secas e armazenadas em compartimentos corretos. E agora e hora de guardá-las, mas onde?

As peças que não são muito utilizadas devem ser colocas em locais não muito acessíveis, já que não serão utilizadas com tanta frequência. Por isso, o maleiro é um dos locais mais indicados para guardar as roupas de inverno. E sempre lembre de deixar algumas peças mais quentinhas à mão, no caso de uma mudança no tempo e o friozinho aparecer de repente.

roupas-de-inverno-armario-aberto
Lindo e arejado closet completo da linha Pratik!

Uma outra dica importante, caso você ainda não tenha um armário do Supercloset – em que a maioria dos modelos não tem portas e por isso facilita em deixar as roupas arejadas, é abrir pelo menos uma vez por mês as portas dos armários, em dias quente e secos, para que as roupas tomem um ar e com isso o bolor seja evitado.

Pronto, agora é só seguir as dicas, guardar as roupas de inverno direitinho e curtir a primavera de montão!

Com informações e imagens: G1; Uol; IG e Pinterest.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *