Espaço Gourmet – Planejando seus móveis

Aprenda tudo que você precisa saber sobre espaço gourmet

A área gourmet é um ambiente que reúne a família e os amigos em momentos de diversão e descontração. Como o próprio nome indica para ser considerada uma área gourmet, ela precisa ter um espaço para cozinhar, preparar alimentos e uma mesa para os convidados apreciarem as criações do cozinheiro.

Em sua grande maioria os empreendimentos hoje já são planejados com o tão cobiçado espaço gourmet, ou seja, uma varanda ampla com churrasqueira, área para colocar mesas, sofás, cadeiras e receber os amigos, já que, dificilmente temos espaço para fazer isso dentro de casa. Mas caso você não tenha esse espaço à disposição, isso não significa precise abrir mão desse espaço para interação com a família e amigos. Se a sua casa ou apartamento não possui um espaço gourmet, você pode planejar um!

O planejamento!

O primeiro item a se pensar é o espaço, pode ser uma varanda menor ou uma área maior, a partir de então,com o espaço em mente, iremos começar as adaptações.Em alguns casos já possuímos uma churrasqueira nas varandas dos apartamentos ou temos um espaço maior em casas para construir o espaço gourmet, o que facilita a integração dos espaços

O importante é que o espaço seja organizado como uma cozinha, podendo ser integrado à área de estar ou de refeição aberta, no estilo cozinha americana.

Esses ambientes são equipados com eletrodomésticos e equipamentos com cooktop ou até mesmo fogão padrão, isso irá depender muito do seu espaço e necessidade. Caso seu espaço seja reduzido como em apartamentos pequenos e varandas indicamos o uso do cooktop, por conta da otimização do espaço. Mas caso você tenha um ambiente amplo, investir em espaço gourmet completo até mesmo com um fogão industrial, é uma boa opção!

Um item fundamental é a bancada, ela que irá integrar o ambiente e permitir que as pessoas se posicionem em volta interagindo todos os convidados.


Outros equipamentos como churrasqueira e forno de pizza também podem fazer parte do espaço gourmet, mas isso claro que irá depender da área escolhida e se for em apartamentos precisam ver se o prédio tem a infraestrutura para isso.Em alguns prédios, é permitida a construção de uma churrasqueira, mesmo que isso não esteja na planta original da obra, já em casas, esse processo é mais fácil, basta ser um espaço para a construção da mesma ou a instalação de uma churrasqueira elétrica. Caso esteja construindo um espaço na parte externa da casa, contrate empresas especializadas nesse tipo de equipamentos para que eles possam fazer corretamente a exaustão, e você pode contar com os profissionais da In.tetto para isso!

Aproveitamos e criamos uma Lista de equipamentos idéias para o espaço gourmet em espaços menores, são: forno elétrico, forno micro-ondas, fogão, geladeira e coifa (de preferência com motor externo para um melhor conforto acústico), caso tenha mais espaço pode acrescentar na lista balcão frigorífico, freezer, chopeira e frigobar. Os demais itens ficam a seu gosto pessoal e estilo de vida.


Escolhendo o Mobiliário..

Vamos falar um pouco sobre o mobiliário agora.Quando pensamos conjugar a cozinha a um espaço gourmet, uma boa opção é colocar mesa de jantar saindo do balcão e utilizar apenas cadeiras ou banquetas altas caso opte por comer no próprio balcão. O restante do mobiliário pode ser focado na integração na área social.


Você pode optar por colocar mesa e sofá criando um pequeno lounge para seus convidados. Também pode apostar em papéis de parede ou azulejos decorativos, almofadas, jardim vertical e etc. Mas não podemos nos esquecer dos revestimentos, pois são eles que irão facilitar a sua vida na hora de limpar e deixar o ambiente ainda mais bonito. Os revestimentos como pastilhas, porcelanatos, ladrilhos hidráulicos São os mais indicados, pois são de fácil manutenção. As bancadas podem ser em granitos, mármores, corian ou até mesmo com tampos em vidros temperados. E no quesito cores, isso irá depender do bom gosto de cada um, mas é sempre indicado usar tons neutros e pontuar cores quentes. Esses tons certamente irão ajudar a compor o espaço e criar uma atmosfera divertida e aconchegante.

Não se esqueça da proteção, afinal, em dias de chuva e frio é preciso abrigar seus convidados e ainda proteger os eletrodomésticos e móveis. Esperamos que esse post ajude você a planejar seu espaço gourmet ideal. Mas lembre-se se você precisar de uma ajuda profissional conte com a In.tetto! Possuímos uma equipe de arquitetos e designers de interiores preparada para atender a sua necessidade e ajudar você a realizar o seu sonho! O melhor escritório de arquitetura e interiores do Tatuapé e região é aqui! Será um prazer para nos receber você em nosso escritório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *